domingo, 17 de janeiro de 2010

blábláblá... hora do papo!




quem tiver curiosidade e paciência para ler, essa é a entrevista (na íntegra) que eu dei para querida cris, repórter da zh.


é uma boa para vocês conhecerem ainda mais a "a guria do blog" ;)


Conta um pouco tua trajetória profissional até se envolver com maquiagens e depois com redes sociais.

Oi Cris. Minha trajetória profissional parece um pouco incomum mas faz bastante sentido. Fiz faculdade de Psicologia e resolvi criar o blog para dar vazão à criatividade e apresentar para os outros o que eu já gostava de fazer com as amigas: dar dicas e mostrar “achados” da web que eu considero interessante.


Escolhi o universo das maquiagens, mas poderiam ser outros tantos que eu gosto como moda, decoração ou gadgets. Apesar do blog tratar especificamente sobre maquiagem eu sou muito mais do que isso, obviamente. Expressar um pouco de mim na internet é um exercício interessante para quem sempre teve que lidar com a confidencialidade alheia e com o papel de ouvinte. Do outro lado, no meu caso blogar representa essa complementariedade, algo que fazia falta na minha rotina.


Atualmente, uso a capacitação técnica em conhecimento sobre o comportamento humano voltado às redes sociais. Como dito anteriormente, pode parecer desconexo mas a Psicologia, a maquiagem e as redes sociais estão interligadas na minha vida. Todas são formas de comunicação, seja através de comportamento (verbal e não verbal), imagem ou interação, respectivamente. E estar em todas essas áreas ao mesmo tempo me faz ver o quanto o ser humano é adaptável e consegue sair da sua zona de conforto quantas vezes forem necessário. Pelo menos, no meu caso, posso dizer que resiliência é um ponto forte (risos).


Como foi o surgimento do blog?

O blog surgiu numa época em que não haviam blogs específicos de maquiagem no Brasil. Para quem acompanha esse tipo de blog nos dias atuais parece inconcebível pensar nessa afirmação já que existem inúmeros blogs de beleza no país. Mas não era assim em 2007. Lancei o blog em setembro daquele ano e deu tão certo que hoje muitas leitoras motivadas e fascinadas por esse novo conceito de mostrar suas competências criaram seu próprio espaço virtual.
Na verdade, pensei nesse canal sem muitas definições de temáticas e abordagens, apenas com o intuito de escrever sobre o universo feminino de uma forma bastante concreta. Maquiagem representa a vaidade mas também tem no imaginário das pessoas características de sedução, poder, luxo, glamour, conquista... Por que não mostrar que maquiagem é universal, transcendeu os tempos e não é futilidade?
A percepção de mercado, já que as embalagens e as novidades tecnológicas também me fascinam, são a marca do blog e desde o começo estão presentes nos posts. Ele nasceu assim, de mansinho, conquistando leitoras uma a uma e hoje eu considero meu projeto mais interessante: levando-me a decisões importantes quanto a vida profissional.


Teu blog mostra lançamentos de produtos, todos lindinhos. O blog tem uma identidade. Como você a encontrou?

O blog feito por amor é assim, Cris! Constrói sua identidade da mesma forma que nós vamos encontrando nosso espaço na vida das pessoas. É uma conquista e depende do empenho, criatividade e dedicação. Ele é minha extensão e antes que façam piadas edípicas, sim, estamos in love um com o outro (risos).
Mostrar os lançamentos que eu considero bacana, seja por utilidade, design ou conceito é algo totalmente subjetivo, mas o blog tem me mostrado que tenho um lado marketeiro, que responde às massas. Muitas leitoras se identificam imediatamente com ele. E isso é algo que mantém o blog vivo. Alimentar um blog é um exercício narcísico: sem platéia, não tem graça. Um brinde às minhas leitoras!


Quais as maiores dificuldades em manter o blog?

Tempo, em primeiro lugar. Para mim, blog precisa ter identidade, como tu mesma ressaltou. Fico feliz toda vez que as pessoas percebem essa diferença. “Control C Control V” pode servir para um trabalho de faculdade mas para um blog com audiência fiel, que se mantém ali não por ganhos secundários (como brindes, por exemplo), esse recurso não funciona.
O público que me acompanha entende que aquele espaço é uma “vitrine”. Tutoriais, resenhas e outras formas de conhecer e dissecar um produto podem ser obtidos em outros blogs, que são complementares ao meu trabalho (e eu adoro!). E o tempo para pesquisar novidades, escrever e montar imagens é algo que é diretamente proporcional ao retorno que o post publicado me dá.
Em segundo lugar, blogar faz com que muitas vezes eu abra mão de momentos especiais na minha vida diária. É um compromisso que eu assumi e é preciso dosar para viver a realidade e a virtualidade. Busco me organizar para não perder o foco, mas ficar sem internet um final de semana inteiro é praticamente impossível... (risos).
Por fim, pelo fato do blog ser feito exclusivamente por mim, a criação e as postagens dependem do meu ritmo e da minha organização. Gostaria de estar ainda mais presente e atuar de forma mais intensa na rede... Nessas horas, um estagiário seria uma boa idéia!


E o que ele te traz de bom?


Informações. Descobrir e aprender sempre. Não digo somente a respeito de tendências, produtos ou dicas de make. Mas de relacionamento. Interação. Comportamento. Observar o ser humano é intrínseco em mim... Eu comentei lá no comecinho da entrevista que minha trajetória profissional fazia sentido. Entendeu agora? ;)

2 comentários:

Mo disse...

Anne, parabéns pela entrevista, acho o seu blog um dos melhores justamente por esse diferencial de novidade que a gente encontra por aqui todo dia! Fico feliz de ver o reconhecimento do seu trabalho acontecendo pq visito o blog faz teeeempo! :)
bjs

anne makeup disse...

hey mo, obrigada!
cada blog tem seu perfil e acho que um complementa o outro!
é como acontece com lojas ou marcas, né? existem várias que a gente gosta, cada uma com a sua proposta...
adorei saber que tu é leitora das antigas e vc deve imaginar a minha felicidade com tudo isso ;)
um beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...