sábado, 1 de maio de 2010

matéria na íntegra @Shopping_TOTAL

matéria com lacinhos!

a capa

pessoal, segue na íntegra a matéria que saiu na revista do shopping total, edição de abril/maio 2010.

a revista apresenta matérias sobre moda, cultura, lazer e reportagens com personalidades gaúchas que sempre temos curiosidade em conhecer melhor.

distribuída para formadores de opinião, fiquei super feliz pelo convite feito pela sílvia* para participar dessa edição.

quem tiver interesse no assunto maquiagem e quiser me conhecer melhor, lá vai:


Como surgiu a ideia do Blog!? Faz muito tempo?!


Eu era leitora de blogs de outras temáticas, comuns quando pensei em ter o meu próprio espaço virtual. O tema surgiu da vontade em mostrar para outras pessoas o que eu já fazia com algumas amigas por email. Sempre gostei de dividir dicas de lojas, produtos e ações e a maquiagem sempre foi um assunto presente na minha vida. Quando criança a maquiagem já tinha um lugar cativo na minha vida. Nas apresentações de ballet acho que eu gostava mais da produção do que do espetáculo em si! (risos).

Comecei a fazer o blog em 2007. Já lia blogs de assuntos variados mas desconhecia um blog específico sobre beleza. Era um época em que mesmo os portais não tinham um espaço muito grande para esse assunto e se quiséssemos alguma informação teríamos que buscar nas mídias tradicionais. Sempre tive interesse pelos novos meios de comunicação e acompanhei a evolução das salas de bate-papo, fotolog e até mesmo o orkut em minhas atividades profissionais. Por conviver com muitas mulheres (minha formação acadêmica é Psicologia) e vir de uma família com mulheres extremamente vaidosas, vi no blog a possibilidade de mostrar um lado meu menos “racional”, sempre exigido na minha profissão, escrevendo de uma forma mais leve e sobre um assunto considerado de certa forma “superficial”.

Apesar da seriedade como encaro o meu projeto pessoal, o blog foi mudando com o tempo. Com o conseqüente crescimento e visibilidade fui recebendo feedbacks de leitoras além de também me permitir experimentar ousadias maiores. Concomitante com o desenvolvimento do blog fui abandonando a profissão “psi” e entrando no mercado da comunicação social. A Psicologia, uma ciência interessante e cheia de complexidade, exige também algumas privações que percebi fazer falta no meu cotidiano e que reative com o exercício de blogar. Na verdade o blog acabou, de uma forma intuitiva, transformando minha postura diante da vida.


Por quê maquiagem?

Como expliquei anteriormente, maquiagem me fascina há anos. Adoro as embalagens, os anúncios, a idéia de transformação que a maquiagem propõe a uma mulher. É incrível como uma maquiagem consegue nos deixar mais bonitas, mais seguras. O engraçado é que sou super básica e gosto mais dos produtos em si do que aplicá-los no rosto. Tem gente que está sempre impecável e eu definitivamente sou a fada madrinha para esse público: gosto de indicar o que elas podem conhecer no maravilhoso mundo das makes. Eu fico satisfeita em colecionar (risos).


O que a Anne mudou do inicio para agora?

A introversão continua presente porém melhor elaborada. Ainda prefiro digitar do que expor minhas idéias. Com o blog consegui transformar meu potencial criativo, dar vazão a essa veia “inventiva”, fazer a transição profissional que já mencionei e claro, aprender que o comportamento humano, que eu estava acostumada a lidar no consultório e na minha rotina, estão também presentes na vida online. Vivenciar esses mesmos padrões de comportamento vistos nas redes sociais me deixou menos ingênua.


O que exatamente faz uma blogueira? Dá trabalho?!

Cada blogueira tem sua metodologia de trabalho. Mesmo as blogueiras chamadas “copy & paste”, aquelas que não criam mas copiam conteúdo, tem trabalho (em menor escala, é verdade). No meu caso, preciso pesquisar os assuntos, criar temas, checar informação... Por eu gostar de novidades esse desafio de postar assuntos inéditos é enorme pois atualmente o número de blogs de beleza no país cresceu assustadoramente de 2 anos para cá.


O que você mais deseja que as pessoas sintam ao ler seu blog?

Sabe aquela expressão “encher os olhos”? É isso que eu quero que as pessoas sintam ao navegar o blog. Me agrada a idéia em apresentar impressões bonitas do mundo. A beleza é um conceito subjetivo assim como as boas idéias. Cada pessoa tem seu gosto pessoal e dentro dos meus padrões, busco trabalhar com esses dois conceitos.

Sou uma entusiasta da beleza (em todos os sentidos) e apreciadora de soluções inovadoras. Quero que os visitantes que passam pelo blog compartilhem desse sentimento comigo. E nesse tempo de estrada, já percebi que muita gente tem a mesma opinião que eu. Por isso no meu twitter (@annemakeup) uso a frase do estilista Tom Ford que diz "I'm lucky, I have mass-market tastes”.

Não vendo os produtos que apresento no blog e não tenho a intenção de incitar o consumismo das pessoas. No blog insiro produtos de diversas nacionalidades e faixas de preços e inclusive, nem gosto de entrar nessas questões. Meu foco é outro: apresentar novidades e compartilhar idéias geniais!


O que de mais interessante aconteceu contigo devido ao blog?

O impulso que o blog gerou na minha carreira profissional é conseqüência de anos dedicados aos escritos! De uma forma espontânea, o blog transformou minha rotina: passei a escrever para grandes marcas paralelamente ao meu blog pessoal, colaborei para um portal de moda carioca, comecei a trabalhar em agência publicitária... Enfim, minhas idéias começaram a ser vistas sob outro ângulo sem contar nas pessoas que conheci durante todo esse período, que sem o blog dificilmente teria oportunidade em conhecer.

Além de novas amizades e essa aproximação com pessoas do mundo todo que têm alguma identificação comigo, também tive a chance de conhecer profissionais de maquiagem que já admirava, como o Sadi Consati, ter sido maquiada pelo top Fernando Torquatto e ter visitado uma grande fábrica de produtos de beleza do Brasil.


Ser blogueira é profissão?! Você sonha em tocar só o blog?

Pergunta difícil. Um blog exige habilidade, conhecimento sobre o assunto, dedicação. Quando iniciei o blog o cenário era bem diferente. As marcas não estavam presentes no Twitter e nas outras redes tinham uma participação insignificante. Não existia o apoio das empresas, nem a agilidade no fluxo da informação. A divulgação entre as leitoras era muito mais demorada. Comecei e redigi durante anos nessa realidade, em uma época em que as pessoas buscavam transmitir informação sem a espera de um retorno.

Atualmente percebo que blogar, sobretudo sobre beleza, virou um negócio. Eu sempre busquei fazer do blog um ponto de encontro entre as pessoas com gosto parecido ao meu. Me preocupo com credibilidade e fico extremamente satisfeita em ver que as leitoras voltam diariamente para o chamado “diário virtual”. Por ter esse respeito às pessoas que hoje me acompanham, o blog tem um espaço maior na minha rotina e, muitas vezes, ocupa um lugar prioritário. De certa forma, virou “trabalho”.

Quanto a projetos com o blog, sou muito intuitiva e menos racional. E sempre funcionou muito bem. Gosto de blogar e produzo conteúdo (de forma profissional) na agência em que trabalho. Por gostar tanto das empresas, sou bastante feliz em ter essas outras marcas no meu currículo.


Você tem algum caso legal de alguma leitora que você possa contar para a gente?! Algo que tenha sido diferente e bacana?!

Sempre existem pessoas que tornam-se especiais pela forma que chegam até a gente. Fiz amizades com leitoras e outras blogueiras de várias cidades do país por conta do blog. Tem gente que pede minha opinião sobre seus projetos profissionais, principalmente gente que está começando a blogar e quer dicas de como ter um blog com bastante acesso (risos). Tem gente que pede conselhos amorosos e percebo que por conta da Psicologia acabo reforçando essa imagem de “ajudante”. É bastante comum receber emails desse tipo. Tem aquelas leitoras que me presenteiam simplesmente por gostar do blog. Sabe fãs que jogam ursinhos e outros objetos para cantores nos shows? Me sinto assim, tenho um mini fã clube!!! (risos). E isso é carinho que recebo de gente que torce pelo meu sucesso e que gosta do que eu faço. Acho isso muito bacana!


O que vai rolar em termos de maquiagem para o inverno?!

O inverno sempre tende a apresentar linhas de maquiagem em cores mais fechadas. Depois da onda neon que invadiu o país, o inverno vai trazer muito preto, grafite e beringela, principalmente nos olhos. Mas pelo o que eu vi nos desfiles internacionais, tons neutros com toques levemente coloridos nos lábios, como o pink e o vermelho ou looks nude completos serão a cara do inverno e dão uma cara menos sizuda para a estação.


Qual seria a sua dica? O que as mulheres não podem deixar de ter na próxima estação?

Pelas referências que já circulam por aí, o batom nude está de volta. Uma opção para quebrar a monotonia dessa neutralidade é o traçado esfumaçado nos olhos. Uma dupla que sempre deu certo: olhos marcados e boca suave. Um bom batom cremoso, que ajuda na hidratação dos lábios que ficam mais sensibilizados nas baixas temperaturas, em cor suave é a minha aposta.

E o nosso inverno, apesar de rigoroso, não exclui a necessidade de usarmos filtro solar.


Dá para fazer uma boa maquiagem gastando pouco?!

Sim. Dá para fazer uma ótima maquiagem mas é preciso lembrar que maquiagem não faz milagre, independente do preço! Maquiagem ajuda a valorizar nossas melhores características e pode ajudar a disfarçar imperfeições. Por isso, quem ainda não é acostumada a usar maquiagem, sugiro começar pelo básico para não cometer muitos erros. Inicie inserindo artigos básicos: rímel, batom e blush, por exemplo. Aos poucos, com a prática o delineador, iluminador e sombras vão naturalmente entrando na produção.

Quanto ao custo, existem marcas nacionais e importadas com valores bem acessíveis que podem ser inseridas na rotina de qualquer mulher. Bases, batons, máscara para cílios são itens que podem ser encontrados com facilidade e fazem bastante diferença no visual. O fundamental é conhecer seu estilo e acima de tudo ser vaidosa. Quem não despertou sua feminilidade, não vai ficar bonita com produtos de maquiagem, sejam eles de luxo ou populares.


O que você acha que uma mulher deve investir em termos de maquiagem?

Produtos para o preparo da pele: base, corretivo e pó. O rímel é o item que eu acho mais legal porque cria um efeito surpreendente e não existe o risco de errar na dose. Sempre pode passar mais uma camada de rímel...

Para escolher as cores de sombras, batons e blush é preciso avaliar o tonalidade de pele de cada pessoa. Modismos nessa hora são um perigo!

Um item que está fazendo bastante sucesso no país por conta do nosso clima tropical é o matificante: produto que ajuda a tirar o brilho da pele, usado antes da base. Diria que em conjunto com os lencinhos anti-brilho e com o pó matificante, o trio é essencial na bolsa de toda mulher brasileira.


*um beijo para a silvia caminha, que me entrevistou e está sempre por dentro dos assuntos online e outro para a gabi, fotógrafa que me levou para uma sessão divertida na loja do boticário do shopping total ;)

9 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Como é bom saber como tudo começou. Sou leirora do blog a apenas alguns meses, e fico surpresa como isso tudo que vejo, quando entro no seu blog, tem uma grande história por trás.
Fiquei mais fan...
Parabéns e beijos 1000!

Priscila Caldas

Jackson F. de A. Mafra disse...

Parabens Anne, que bom que trabalho com uma celebridade da blogosfera.

=) A Carol, minha mulher (), acompanha o blog, quando pode....

Bjus até segunda...

Livia Pinent disse...

Ficou linda na foto, amiga!
Excelente a entrevista! Coisas como essa mostram bem para as tuas leitoras a pessoa maravilhosa e dedicada que tu és. Assim elas conseguem separar bem o "joio do trigo".hehe

beijos

Boudoir de Beauté disse...

Anne,
parabéns!
A entrevista e as fotos ficaram lindas.
Você merece!!!
Além de tudo que as pessoas podem ver com relação ao seu trabalho, você é uma fofa atenciosa e super carinhosa com suas leitoras!

Beijoss
Nane

anne makeup disse...

priscila, obrigada. muita história, muito trabalho e claro, muito prazer em fazer esse blog =)

ehy jack, segunda te dou um autógrafo, combinado? eheh
manda beijos à carol, adorei saber que ela é minha leitora!

livia, e vamo que vamo!!!
tenho sempre muito assunto ;)
obrigada cherry, por tudo, sempre.

hey nane, valeu!
e toca aquele seu projeto, vai firme!!!

beijos

Pri Von Mühlen disse...

Que foto linda, Anne!

Parabéns pela matéria.
Ficou show de bola, gostei de ver vc expressar opinião e do teu ponto de vista também, pois alguns pontos que vc citou são percebidos por mim na blogosfera também.
Sucesso!

Um beijo,
Pri

anne makeup disse...

obrigada pri, é bom a gente poder mostrar o jeito da gente e as leitoras conhecerem mais da nossa história, né?
eu tenho muita história pra contar ;)

um beijo

Ci Taboada disse...

Anne, que máximo ver que tu conseguiu transformar uma paixão em profissão! Acho que bem no fundo é o que todos querem... O blog é o máximo, tomara que sempre tenhas muita inspiração pra ele. Um bj!

anne makeup disse...

ci, obrigada!
tudo suado mas com muito gosto e orgulho =)

beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...