sexta-feira, 28 de março de 2014

beabá do cabelo cacheado: como deixar os cachos mais saudáveis e definidos

seu cabelo é cacheado ou crespo e você sempre viveu uma relação de amor e ódio com ele? pois saiba que dá para eliminar o ódio desta equação.

cada vez mais meninas têm abandonado a chapinha e os alisamentos químicos, substituindo-os por um tratamento que preza a saúde das madeixas e valoriza este tipo específico de fio. tem muita mulher por aí que achava que seu cabelo era "ruim” e hoje descobriu que apenas não cuidava dele da forma correta!
se você também está pensando em assumir seus fios naturais, confira abaixo o básico que toda cacheada deve saber:

não se deve lavar cabelos cacheados todos os dias
cabelos cacheados são secos. as cacheadas não só tendem a produzir menos oleosidade no couro cabeludo, como a oleosidade produzida não consegue chegar até as pontas devido ao formato espiralado dos fios. lavar os cabelos todos os dias apenas irá torná-los ainda mais ressecados do que já são – o que contribui para deixá-los armados e com frizz. lave o cabelo de duas a três vezes na semana, dependendo da sua necessidade.

prefira shampoos sem sulfatos
o lauril éter sulfato de sódio é um detergente presente na maioria dos shampoos – e também em alguns produtos de limpeza. quando você lava louça, por exemplo, as mãos ficam ressecadas, certo? no cabelo é a mesma coisa. é por isso que, após o shampoo, temos aquela sensação de cabelo áspero, a qual precisa ser melhorada pelo condicionador.

como os cabelos cacheados já são bem secos, este detergente pode agravar o ressecamento. por isso, muitas cacheadas têm aderido às rotinas low poo e no poo, as quais consistem em substituir os shampoos com sulfatos por versões sem sulfato ou condicionadores com outros agentes limpantes. para evitar o „acúmulo” de produto no cabelo, as seguidoras destas rotinas também não usam produtos com silicones, parafinas e óleo mineral. para saber mais sobre como funcionam no poo e low poo, tem um grupo no facebook voltado às iniciantes.

óleos vegetais são seus amigos
para recuperar a oleosidade dos fios, você pode „nutri-los” com óleos minerais, como óleo de amêndoas, côco, rícino ou azeite extra virgem. este processo chama-se de umectação e funciona assim: passe um óleo vegetal no cabelo todo e massageie bem algumas horas antes de lavá-lo ou na noite anterior à lavagem.

toalhas felpudas e fronhas de algodão são suas inimigas
enrolar os cabelos em um turbante, com uma toalha felpuda, pode deixar os cabelos com mais frizz. Prefira usar toalhas de microfibra ou uma camiseta velha. Na hora de dormir, substituir a fronha de cetim por uma de algodão vai ajudar você a não acordar com os cachinhos amassados no dia seguinte.

cabelo cacheado só se penteia molhado
pentear cabelo cacheado seco, só se você quiser parecer a gal costa nos anos 80. prefira pentes com dentes largos, passe creme para pentar mecha por mecha enquanto penteia, e depois amasse. o segredo dos cachos definidos é amassar, amassar, amassar! depois que terminar, não ponha mais a mão no cabelo até ele secar completamente.

difusor, fitagem, twists: quem disse que você não pode ter cachos de propaganda?
se seus cachos não definem bem naturalmente, você pode modelá-los para ficarem com a forma desejada: muitas cacheadas fazem a fitagem (separação das mechas em fitas) ou twists (espécie de trança a ser mantida até o cabelo secar). você também pode acoplar um difusor na boca do seu secador.

Perca o medo do volume 
Nada pior do que um cabelo cacheado encharcado de creme e grudado na cabeça. Assim que o cabelo secar, jogue-o todo para frente, bagunce-o, solte-o. Cabelo cacheado é mais volumoso por natureza. Quando seu cabelo está bem hidratado, ele fica volumoso, não armado.

converse com outras cacheadas
o facebook tem diversos grupos que reúnem moças cacheadas trocando dicas. há também uma porção de blogueiras e vlogueiras cacheadas bem interessantes, como rayza, cinthya, alba… e eu! (não podia passar sem essa shameless self-promotion!)

para saber em mais detalhes sobre o cuidado básico do cabelo cacheado, visite meu blog, “cabelo bom, sim senhor!

guest post por marjorie rodrigues

marjorie rodrigues é jornalista, cacheada e editora do Flipit Brasil, um site que traz cupons de desconto da Dafiti, ExtraPonto FrioCentauroSephoraRicardo EletroGol e muito mais.

imagens: reprodução

3 comentários:

Laís Gomes disse...

Boas dicas!!!

Anônimo disse...

Gosto de usar leave in nos fios úmidos e depois prender o cabelo. Quando solto, os cachos ficam bem modelados e com movimento. Bjs

Jô disse...

Obrigada pelas dicas. Vou prestar mais atenção aos shampoos que estou comprando...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...