terça-feira, 3 de julho de 2012

meu relato sobre dermatite seborréica

já escrevi aqui no blog sobre dermatite seborréica.
foram dois posts: este e este.
como depois que eu contei que eu também sofro desse problema, muuuuitas leitoras apareceram dando seus relatos (recebo diariamente emails de meninas de todos os lugares do país desesperadas por terem DS), achei importante novamente retomar esse assunto aqui no blog.
insisto em comentar que não sou médica e não recomendo tratamento à ninguém. 
cada caso é um caso e dermatite é uma doença, portanto, precisa de orientações de profissionais gabaritados para tal.


minha única intenção é fazer com as pessoas que estejam passando por isso, não se sintam só, mas que busquem ajuda médica.
sei que existem graus variados da doença e que ela pode se manifestar em várias regiões do corpo.
no meu caso, é no couro cabeludo.
às vezes, em momentos de crise, a vermelhidão aparece também na testa, muitas vezes, também aparecendo nas sobrancelhas.
a coceira incomoda e a caspa é muito chata, porque parece que todo mundo enxerga e dá a impressão de sujeira - muito desagradável!

minha médica recomendou ter sempre no box um shampoo para combater a caspa para usar com regularidade, quando não há manifestações intensas da doença.
escolho produtos variados, de marcas de supermercado mesmo, e uso este tipo de shampoo uma vez por semana.

quando a crise se instala - geralmente em períodos de tensão, é necessário um produto mais forte.
já usei inúmeros shampoos, os meus preferidos são o kérium, da la roche posay e o doctar, que já mostrei no meu instagram:

também uso uma loção capilar, que por se tratar de medicamento opto por não registrar aqui.
de toda forma, é um líquido que passo no couro cabeludo à noite.
diferente da pomada que posso usar na testa, essa loção não deixa os fios "melecados".

também já fiz uso do innéov sensicap - que vocês viram nos posts anteriores sobre o assunto.
como não há ainda uma pesquisa que comprove sua eficácia, fiz o teste e por enquanto não vi resultado no meu caso...
tenho mais caixas guardadas para voltar a usá-lo, conforme as orientações médicas.
bem, se alguém tiver DS, procure um especialista, não compre shampoos sem antes avaliar seu caso {há produtos para combate à caspa que simplesmente não resolveram meu caso, foi dinheiro colocado no lixo}, muito menos medicamentos sem conversar com seu médico.


e lembre-se, dermatite seborréica tem muito a ver com estresse e as chances dela aparecer no inverno são maiores devido à água quente do banho ;)


keep calm & go to the doctor!


imagens: reprodução

24 comentários:

Sheilla Lovato disse...

Eu também tenho dermatite seborréica desde os 9 anos. Já sofri muito, mas agora tenho ela sob controle. Claro que não posso usar MUITOS produtos (nada de Seda, Elseve, e outras marcas). Além da água quente e do stress, percebi nesses quase 20 anos de problema, que no meu caso, a variação hormonal também influencia bastante a minha dermatite (eu na verdade tenho dermatite atópica, a seborréica é apenas uma das manifestações). Amo quando você faz posts sobre o assunto!

Angelita T. disse...

Adorei o relato. Sofro do mesmo problema e estava passando por uma crise nos últimos dias. O shamppo/remédio que eu usava saiu de linha, acredita? Mas aí mandei manipular o shampoo e também fazer uma pomadinha para passar na testa e sobrancelhas. Em 2 dias já melhorou uns 95%!!
Bjs

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas. Vou comprar os shampoos e marcar minha consulta.
Bjs, Fê

Angelita T. disse...

Anne... sou a Angelita do outro comentário... só para te dizer que os produtos que manipulei foram:
1) coaltar a 3% em vaselina sólida
2) shampoo coaltar de 40mg/ml (antigo sjampoo Tarflex)
Isso foi a única coisa até hj que me salvou. Uso o shampoo 2x na semana e a pomada (fica mais consistente que pomada, na verdade) 1 ou 2x por dia, só na testa.

Bjs

(não precisa aceitar esse comentário pq tem nomes de remédios e tal... apesar de que não me pediram receita para manipular, só quis te passar a dica se tu estiver numa crise mto forte!!)

anne makeup disse...

oi, sheilla, obrigada pelo seu comentário. já reparei que quando o cabelo está mais oleoso, a DS fica mais forte.

angelita, eu tb usei o tarflex, como saiu de linha, comecei a usar o doctar - que dá uma sensação de refrescância incrível, adorei esse produto. só que ele ressaca os fios, pois é beeem forte!

fê, marca sua consulta antes de comprar os produtos ;)

beijos

Manoela disse...

Nossa como a gente vê que tem mais gente com o mesmo problema que o nosso né?
Descobri que tinha depois de uma crise muito forte que chegou a dar feridinhas nas minhas costas, além da testa, sobrancelha e nas laterais do rosto. Era horrível!

Fui há 3 médicos e todos me indicavam shampoos de farmácia que nada resolviam, já usei esse Kerium, esse ZN e nada.

Até que um bendito de um médico me receitou um para ser manipulado e foi a benção da minha dermatite, ele não tem cheiro bom (é a base de enxofre então fica um fedor de fumaça horrível!), ele não tem consistência de shampoo, ele resseca os cabelos, mas só ele conseegue resolver meu problema, uso 1x por semana e nos outros dias lavo normal.

Por isso que concordo contigo que é muito importante buscar ajuda médica, porque cada caso é um caso e o que resolve pra vc pode não resolver pra mim e é jogar dinheiro fora, pois esses shampoos são mais caros. Eu aprendi errando assim hehehehe

Beijos!

Unknown disse...

Oi Anne, também já usei 2 caixas do Sensicap usando junto com o Kerium e não surtiu resultado. Mas percebi que diminuiu a coceira.

Mas não acho que valha a pena gastar tanto dinheiro por pouco ou quase nenhum resultado.

beijos!

anne makeup disse...

oi, manoela, os produtos ressecam mesmo os fios, um indício que a DS - como o próprio nome já indica, não "pode" com oleosidade ;)

oi, taty, pois é... seria tão bom ter capsulas poderosas!

beijos

Anônimo disse...

Ainda bem q a minha sumiu totalmente com o Kerium, foram anos e nada resolvia. Mas qdo viajei pra Orlando ano passado tive uma crise lá e comprei o T/GEL da Neutrogena q funcionou mara! Elis Cristina

Não consigo preencher com o meu nome...

ozaniely disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
simone pinho disse...

Alguém sabe onde comprar Shampoo T Gel da Neutrogena no Brasil? Obrigada.

Anônimo disse...

Betametasona é o melhor remedio pra dermatite!!!

Li disse...

Infelizmente isso, muitas vezes é crônico, mas minha esperança é o que a dermato disse: da mesma forma que aparece, pode desaparecer, pois é de fundo emocional. Enquanto não desaparece uso pasta água (é baratinho mesmo!) à noite para tirar um pouco de vermelho intenso (dependendo fica rosado ou some o vermelhão), creme nívea pra hidratar e tirar as casquinhas, gazes encharcadas de água termal Àvenne gelada por uns 30 min, no mínimo(ou se não tiver dinheiro pq é caro, chá de camomila bem concentrado, vários saquinhos ou erva, gelado). Isro é pra evitar usar corticoide ou elidel direto pra que a pele não vicie. Claro que num evento social, vale a pena passar uns 4 dias antes, e até o dia de evento, o elidel ou o corticoide pra ficar perfeito no dia, mas depois volta pros inofensivos.

Unknown disse...

Meninas eu tive esse problema de dermatite seborréica, fui a dermatologista e receitou shampoo Tarflex usei diminuiu muito pouco, depois me receitou o ZN e não adiantou. Mas por conta própria usei o Ionil-T esse sim maravilhoso, podem acreditar. Usava tres vezes por semana,em uma semana apenas já percebe grande mudança. Só usei 1 vidro, o cabelo parou de cair e a seborréia sumiu. E ainda ele é barato comparando-se com outros. Bjokas à todas!!

Anônimo disse...

Grupo no face sobre dermatite seborréica https://www.facebook.com/groups/dermatiteseborreica/

Anônimo disse...

Estou usando o Doctar há mais ou menos 02 semanas, lavo dia sim dia não e estou adorando, usei outros que ressecaram meus cabelos, mais esse não resseca e já estou sentindo que melhorou muito, agora preciso controlar a queda de cabelo, mais estou feliz com o resultado.

Unknown disse...

Oi gente, também sofro dessa DS já faz uns 6 anos. Sempre usei o Shampoo Polytar, e quando as crises voltava já sabia no que recorrer. Até descobrir no ano passado que saiu de fabricação.
Meninas já usei cetoconazol, kerium, soluções manipuladas, comprimido anti fúngico e nada resolve, está cada vez se agravando mais, estou tendo acompanhamento médico de dermatologista e nada resolve.
Meninas me ajudem, obrigada.

Bjs

Anônimo disse...

Sofro com a dermatite, meu dermatologista me recomendou o Doctar, fez efeitos por alguns meses, depois a dermatite apareceu novamente, agora vou tentar o Kerium para ver se melhora!

Raira Andrade disse...

Faz um mês que percebi que tbm estava com DS em 3 lugares do couro cabeludo. Fui no dermatologista e ele me receitou o shampoo Tarflex e uma solução pra usar duas vezes ao dia somente nas áreas afetadas. Espero que resolva, pq incomoda demaaais!!

Tatiana Babadobulos disse...

Tarflex saiu de linha? Fui a 3 farmácias hoje e não encontrei. Parei de usar o shampoo ano passado , porque engravidei. Minha dermatite piorou demais durante s gravidez e agora, amamentando, minha médica liberou pra voltar a usar

Unknown disse...

Comprei o tarflex faz uns 3 meses, aqui no RS. Liguei para o laboratório antes de comprar e não saiu de linha.

Unknown disse...

Eu tb sofro com Dermatite seborreica. Já estou desacreditada nos remédios. Já gastei muito. Agora estou usando pomada dexametazona.

Anônimo disse...

Tarflex sai de linha, já não tem em lugar nenhum. Recomendo o CASPACIL XAMPU 100ML, mesmo resultado do Tarflex. O Doctar não funcionou para mim.

Tereza disse...

Hoje passei um dia tranquila e acordei com a pele ótima, sem estresse algum, agora a noite, no mesmo lugarzinho no queixo reapareceu a maldita lesão vermelha que vira e mexe some e aparece. Não acredito que tenha causa emocional. Acredito mais em variação hormonal associada a predisposição genética. Tem tratamento e corretor de olheiras que cobre lindamente os vermelhinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...