sexta-feira, 6 de agosto de 2010

pode chorar, no final quem vai na festinha não é você!

ok. há três anos você se dedica a um blog. por amor. por prazer.
durante anos você escreveu sobre produtos sem que as respectivas marcas soubessem da sua existência.
é só voltar no tempo para lembrar: eram os anos de 2007 e 2008, tempos em que as marcas {ao menos de cosméticos} ainda não tinham sucumbido ao twitter.
para falar bem a verdade se você contasse que tinha um blog, eles responderiam: "blog???".

aí nesses três anos você cresceu, conquistou espaço, reconhecimento e prestígio.
isso sem nunca escrever em outros blogs "flor, passa lá no meu?".

você também não precisou viver no puxa-saquismo modus operandi.
sem ficar dando RT em qualquer agrupamento de letras em até 140 caracteres que algumas marcas ou "influentes" colocam por lá.
sem escrever que o "melhoooor produto da vida" foi aquele que você ganhou, bem, você sabe... para fazer merchã..

e sim, fez amizades sim!
com quem você admira, com quem você deu tempo ao tempo para conhecer...

e fez também, cada dia mais distinção entre postura infantil e postura profissional.

e muita coisa mudou.
as empresas passaram a te conhecer.
na era da tecnologia, telefone sem fio é coisa do passado.
a agilidade nas indicações deram uma força tremenda, que lá no início, a turma de 2007 e 2008/1 não teve.
pura e simples recomendação - uma conquista!


e é legal que sempre tem aquela mariazinha e aquele joãozinho que lembram que atrás de um blog tem uma pessoa.
e para mim a owner de um blog diz muito a respeito do seu trabalho.
blogueiras sérias, com responsabilidade, com dados de midia kit verdadeiros {alô matemática, vamos aprender a colocar números que fechem o somatório???}, com sorteios verídicos {alô mão boba, que pega prêmio para dar para as amigas}, com conteúdo produzido por si {alô ctrl c, ctrl v, você é uma fotocópia, um xerox dos tempos modernos} existem sim, é só procurar.

voltemos às marcas.
é ótimo termos uma comunicação mais aberta com elas.
receber releases, imagens "em alta" e convite de previews de coleções.
mas eu cansei e muito de não poder participar de muitos desses eventos.
e não é por falta de convites ou passagens aéreas.
hoje muitas empresas já convidam a turma de fora de SP com passagem e se for o caso, até hospedagem.
eu cansei é de não poder participar!
já fui a alguns e agradeço meus chefes por terem me liberado.
mas esses que participei foram menos de 50% dos convites que chegaram até aqui...
não dá para toda semana pedir liberação do trabalho, não é?

o pior mesmo é que você alcança prestígio, é convidada, faz parte do grupo mas o dito cujo é marcado para um dia de semana, em são paulo e em horário comercial!!!

depois de uma longa jornada no meio, é triste, muito triste ver que apesar de tanto empenho, dedicação e reconhecimento quem pode ir na parte divertida e interessante da coisa não é quem foi, para eles, a primeira opção.
e a mim, parece que o trabalho de branding vai por água abaixo se essa seleção não estiver afinada com o propósito do evento.
chamar pessoas só por chamar, numa intenção de divulgação maciça pode ter efeito rebote.

parece que as marcas pensam que somos desocupadas...
parece que, apesar de raras exceções que sim hoje conseguem viver de blog, eles querem quem estiver disponível ("oi, você pode ir?") e não quem tem o perfil da marca.

será que é tão difícil organizar um brunch ao sábado???

e já que eu trabalho com social media, fica uma dica básica de quem seleciona blogueiros para ações.
claro que cada marca vai ter seu critério (e eu espero que tenha mesmo!):

conheça o midia kit (não basta ser bonito, é preciso ter dados fidedignos);
conheça o blog (leia os textos da blogueira, veja o português, a forma que escreve, o conteúdo que publica, como responde as suas leitoras);
descubra há quanto tempo o blog existe, seu tamanho e impacto;
não deixe de ler a timeline da sua futura convidada (qual é o estilo de convidada que você quer em seu evento?);
é sempre ótimo conhecer a forma de comunicação dessa blogueira: o quê e como escreve.

that's all folks!

trabalhe, trabalhe e trabalhe.
depois chore, porque quem vai na festinha não é você...

20 comentários:

Cris disse...

A-r-r-a-s-o-u no post!! Eu não tenho blog, mas imagino o quão frustrante deve ser, ainda tendo um trabalho super prestigiado e reconhecido, não poder participar dos eventos que é convidada...Vamos combinar que ''profissão blogueira'' são pouquíssimas que têm e concordo 100% que as marcas deveriam se atentar mais a essa detalhe, ao invés de partir para o ''convite em massa''.
Super válido o seu desabafo e tomara que mude alguma coisa!
Sucesso!
Bjs!

Ana Carolina disse...

Anne, falou e disse. Tb não entendo certas coisas. Triste isso. E ao contrário do q vc falou, não recebo tantos convites com passagens pagas não!! Coçar o bolso pra isso é fogo.

Um beijo.

Natalia Lott disse...

Ô Anne...
Ta chateada, né? Tanto trabalho, empenho e dedicação e não poder desfrutar dos louros (pareço até meu pai falando..rsrs).
Mas acho q deveria ficar feliz mesmo assim, olha só a proporção que seu blog tomou! E o mercado digital ainda está engatinhando, as empresas ainda nao sabem lidar com os dados que coletam (se é que coletam...).
Mas tenha certeza de q isso vai mudar, viu? Olha so a diferença que é hoje de 3 anos atras, qdo lançou o blog! Mal tinha twitter, facebook... Tudo anda e muda mto rapido, nem todos acompanham.
Logo logo o mercado se liga e passa a fazer as coisas mais coerentes...
Bjinhos e SUPER PARABÉNS! :*
Natália

Mariana Cardoso disse...

Anneeeee! Nossa! Quase nunca comento aqui (que vergonha) Mas NÃO DESISTA! Eu, como blogueira e jornalista entendo perfeitamente o que vocÊ passa. Existe mta gente cara de pau por aí, mta gente que só vê o q está na modinha, e você, em meio a tantos blog's, tantas besteiras na internet se destacou nesses três anos. Você msmo viu pelos comentários das leitoras... Conto cm vc e tbm espero que o seu desabafo mude a visão, e mesmo q não mude de imediato, vc deu o primeiro passo, parabéns por isso!!!!
Bjs

LoReNa disse...

Concordo plenamente com as palavras aqui declaradas.Pode até não haver mudança brusca,porém ao menos um questionamento...ah!esse sim,com certeza surgirá!Parabéns pelo post.

Gabi disse...

Anne,
você é uma das blogueiras que eu mais admiro e não estou querendo puxar seu saco nem nada do gênero, mas o seu é um dos poucos blogs que acompanho desde que me interessei por este mundo de blogs de beleza. Isso se deve ao fato da sua autenticidade, sinceriadade e dedicação em torno do anne makeup que muito me inspira como conduta para usar no meu próprio blog.

Infelizmente eventos de empresas de cosméticos são um assunto muito delicado. Eu já passei por situações onde o convite não veio e depois fiquei sabendo que as pessoas que foram convidadas para tal evento não tinham absolutamente nada a ver com o perfil da marca, como você mesma disse. O lipstick corner é bem mais novinho do que o anne makeup, mas nesse mais de um ano de dedicação, nós sabemos da qualidade do nosso trabalho.

Com certeza é isso que mais chateia. É certo que não poderemos comparecer à todos os eventos, mas que eles saibam valorizar o trabalho das blogueiras que se dedicam e se esforçam.

Compartilho da sua frustração.

Desculpe pelo comentário gigante, hehehe!

Beijos!

Boudoir de Beauté disse...

Como sempre escrevendo coisas muito inteligentes que devem ser lidas por todo mundo que passa por aqui e graças a Deus é muita gente!
Anne, você sabe que sou sua xará fã e não estou aqui de puxa-saquismo, você merece mesmo muito mais!

Beijinhos
Nane

Loo disse...

mô bem, apareça no msn para me contar o que aconteceu JÁ!

Cíntia Costa disse...

Anne, aqui é a Cíntia Costa, da Natura, tudo bem? Vou arriscar, mas acho que sei bem de qual evento você está falando e acho importante vir aqui falar em nome da empresa. Se não tiver nada a ver com a Natura, ignore! :p

Estamos começando a fazer relacionamento com blogueiras agora. Até então, nossa relação com blogueiras era só de enviar um ou outro produto e só quando nos pediam via imprensa.

Eu fui contratada para facilitar essa transição, pra ajudar a Natura a entender melhor o potencial dos blogs de beleza e a dar suporte a eles.

Por isso, peço desculpas por conta do dia e horário do evento. Fico triste que você não poderá ir - fui eu mesma que inclui seu nome no mailing, fazia questão de te ter! Vou levar suas considerações pras equipes que organizam eventos - eu também sou blogueira e sinto na pele a tristeza de não poder participar de eventos pelos mesmos motivos que você!

Mas saiba que nós admiramos o seu trabalho, assim como o de tantas outras blogueiras que produzem conteúdo com tanta criatividade e qualidade! Nosso objetivo é estar cada vez mais perto, ouvindo críticas e sugestões, participando das conversas e ganhando espaço para falar o que achamos.

Obrigada por nos permitir isso!

Abraço!!

Jessy disse...

Esse mundinho da blogosfera é mesmo complicado, mas, quer saber? É apenas o reflexo do mundo como um todo, onde todos querem vantagens, com pouco esforço. Meu blog não tem uma função comercial, ele foi feito pra dar vazão aos meus momentos de inspiração e desabafo. Adoro escrever. Mas vejo que esses objetivos ditos "menores" não fazem muito sucesso na atual blogosfera. Tudo é baseado em status, aparências, consumo... Tudo bem, agradeço imensamente os meus 11 seguidores, conquistados com muito esforço, e seleciono muito os blogs que eu sigo e mesmo os que eu comento. Puxa-saquismo não dá, e esse povo "importante" já o tem de sobra. Simpatizei com seu blog logo de cara e percebi que vc escreve bem (não SUPORTO miguxês ou erros grosseiros de português) e fala de uma maneira bem simples, sem nhem nhem. Taí! Acho que essa é a sua receita de sucesso! Não liga pro resto! Segue em frente de cabeça erguida e aguarda as verdadeiras oportunidades que virão de empresas que saberão reconhecer e valorizar. Quem não tem competência não se estabelece, e o tempo vai se encarregar de selecionar os melhores...
Bjinhos.

anne makeup disse...

obrigada cris, não vai mudarnada mas tivevontadede escrever. fiz o post na madruga, de tão exausta de certas coisas...

ana, as empresas maiores nem consideram não pagar...

natália, é uma reclamaçãozinha só. tô super feliz com o blog e com a trajetória, orgulhosa mesmo. mas às vezes é preciso escrever para alinhar as idéias ;)

obrigada mariana, mesmo!!!
não esperava tanto apoio... fico mega feliz por ter leitoras tão afinadas comigo!

lorena,thanks! minha intenção é compartilhar um pouco da minha rotina. assim vcs meconehcem melhor. acho interessante saber o meu posicionamento diante decertas questões, né?

ô gabi, não tem que pedir desculpas não! tem que comentar mais vezes, isso sim! hehe
o assunto é mega delicado mesmo e não vou entrar em mais discussões, não curto ser polêmica.
só acho que é bom a gente ter uma postura crítica diante dos fato =)

nane querida, tu é uma amiga já! fico feliz que tu leu esse texto e me apóia!

loo, quando der amiga, quandoder!

oi cintia, relax, não é a natura, até porque o horário não é comercial ;)
de qualquer forma aproveito para agradecer a lembrança e todas as tuas palavras, tão gentis ao blog!!! a natura esteve e sempre estará por aqui, eu uso, adoro e fico triste quando perco alguma revistinha ;)
e que ótimo termos você para fazer o intermédio entre a gente e a marca, você é sempre mega atenciosa!

jessy, acho que fui reclamona demais né? tenho só é que agradecer o que já conquistei e tudo que já participei! =)

gurias, muito obrigada por cada comentário de vocês. é bom saber que vocês entendem e estão atentas também! =)

beijo grande

Carolina G.Carneiro disse...

Leio muitos blogs mas esse seu post simplesmente disse o que mitos querem falar e acabam se calando. Maravilha esse post.

bjuuss

Helo Braga disse...

Cara, amei cada linha expressiva que escreveu!! nano sei o porque, mas sou totalmente de acordo com tudo que colocou aqui entre linhas, passei aqui por acaso nem sabia do teu blog, uma amiga me passou teu link e comecei a ler!! mas você falou verdades e verdades que sejam ditas, parabéns pelo post e pelo blog.
bjsssss

Adriana disse...

Já leio o teu blog há algum tempo, mas nunca tinha comentado... well, até agora.

Concordo com grande parte do que foi dito por você, sobre autenticidade, corretude, dedicação e interesse.

Não faz muito eu havia desistido de achar algo que despertasse meu encanto na internet, e confesso que ainda não me rendi à simplicidade de 140 caracteres.

Entretanto alguns blogs voltados para coisas simples da vida (como o seu) me lembraram de que é possível poesia em assuntos triviais. Que é permitido se deliciar lendo textos sobre beleza, porque a vida da gente é quase sempre tão cinza que são precisos sorrisos aleatórios ao longo do dia.

Então, parabéns. Pelos três anos de persistência e de sucesso.

Júlia Benjamin disse...

Oi, visito seu blog tods os dias, mas como nunca comento em blog nenhum, nunca comentei no seu!
O seu está na minha barra de favoritos e adoro! Desde a matéria até o layout!
Tenho que dizer que o seu post foi perfeito!
Deve ter acontecido algo pra vc escrever linhas tão verdadeiras e inspiradas, ou não neh!
Mas então, eu vejo aki na internet que muitos blogs tem uma fama, não só pelas suas matérias de falar de um vestido de algum estilista famoso na sua wishlist ou uma batom da Dior que comprou em uma das últimas viagens que fez a Paris, mulheres que fazem post de um ACHADO, um cinto na Oscar Freire de $R$100,00.
Como vc disse não basta ser boa, pra convites "dignos", tem que ter pelo menos uma viagem internacional em 2 meses do ano, falar de marca famosa, e estar entre os mais da lista social blogística!
Fico Besta que como um blog tão bom, e outro não tanto, mas que tenha uma dona que ganhou prestigio Por nada de diferente que faz, consiga mais do que um como esses!

Pri Von Mühlen disse...

Anne, vi lá na página do facebook e vim ler teu post. Tô meio atrasada, mas lá no job bloquearam a internet, aí fica complicado de ler os blogs queridos.

Realmente tem ficado super impossível ir em festinhas durante a semana, pq não vivemos só de blog. E tbm tem as marcas que chamam a gente em cima da hora, achando que vc não tem mais nada para fazer...

Eu entendo super sobre essa coisa de chamarem blogs que nada tem a ver com as marcas e que a gente tá vendo que nem noção do que estão fazendo lá elas tem. E o pior, é que muitas vezes , sabemos que a primeira opção de convite fomos nós, e que como não pudemos ir, chamaram aquele tipo de blogger só para fechar número pq a marca queria. Será que é assim que as marcas querem trabalhar?
Número é bom, mas resultado é ainda melhor.

Tõ sempre por aqui, embora não comente todo dia. Um beijo de quem admira seu trabalho e gosta de vc. De verdade.
Pri

anne makeup disse...

carolina, ainda vou escrever um livro sobre tudo que já vi e ouvi nesses 3 anos...

obrigada, helo. e seja bem-vinda!

adriana, que delícia ler teu comentário. tu captou exatamente a proposta do blog. escrever sobre um tema considerado fútil de um jeito diferente para termos um espaço + colorido no dia-dia da gente. fiquei feliz com as tuas palavras e percepção =)

júlia, na verdade eu escrevo pouco sobre o que se passa nas "internas"... mas extravasar de vez em qdo faz bem. que bom que tu concordou e gosta daqui!!!

oi pri, num é? tem que entender de blogs para trabalhar com eles. tem que conhecer, tem que interagir, tem que ser leitora! não dá para vê-los todos como iguais porque não são. cada um tem um nicho, um target e é importante captar essas informações antes de uma ação!
concordo total ctgo, resultado é mto mais importante!

beijos, beijos

Laressa disse...

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.


Sempre passo por aqui, te admiro muito.

Imagino a que ponto chegou para tu desabafar assim, mas é mto bom ler e sentir que escreveu com a alma.

Parabéns.

Beijos

Laressa

Vicky disse...

Adorei seu texto e estava mesmo procurando alguém que pudesse me explicar uma coisa: desde quando virou moda escrever em blogs com o portugues todo errado? Vá lá que eu ainda tenho resistencia a modificacao do portugues, mas em 10 anos fora do Brasil hoje eu fico irritada quando leio a maioria dos blogs com uma linguagem tao vulgar (desde quando "gatcheeeenho", "phyna" e afins virou aceitável?).

Vá lá, é engracadinho ler isso uma vez, mas em todas as frases, de todos os textos? Embora a descricao preferida de muitas blogueiras novinhas seja "eu nao sou fútil", eu já li gente dizendo "que odeia escola", "nao vejo porque tenho que ir a escola", "make-up é minha maior paixao", "gasto todo os meu dinheiro (i.e. do pai) com makes", etc. Para muitas com pensamento assim com certeza os blogs sao as suas únicas leituras (livro? o que é isso?), e com o portugues que vejo por aí, a situacao tá bem complicada para a nossa língua mesmo.

disse...

Anne, comecei a acompanhar blogs quando resolvi criar o meu, há pouquíssimo tempo (+ou- um mês). Só então tive noção do quão grande é esse mundo e quantas pessoas super profissionais se dedicam a isso 24 horas por dia.
Imagino que isso te chateie muito, não é para menos, mas continue dando valor para quem sempre te apoiou e acompanhou seu sucesso durante esses anos. São esses os que mais valem a pena.
Mais e mais sucesso para você sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...